Você com certeza já ouviu falar da famosa narrativa storytelling. Mas afinal o que é esse tal de storytelling? A palavra significa, literalmente “contar histórias”, que é a essência desse estilo de vídeo.
“Storytelling é a tecnarte de elaborar e encadear cenas, dando-lhes um sentido envolvente que capte a atenção das pessoas e enseje a assimilação de uma ideia central.” XAVIER, Adilson
É através dessa narrativa de contar histórias que busca-se despertar o lado emocional do receptor, e consequentemente a relação afetiva do cliente para com a sua marca. Mas atenção: não basta apenas contar uma história, precisa-se saber como conta-la para atingir de forma expressiva o seu público.
Não adianta fazer mais do mesmo, é preciso apresentar algo diferente, que se destaque perante as outras informações que os internautas recebem diariamente. Acima de tudo, você precisa passar a sua mensagem por meio da emoção. Por isso, muitas empresas tem adotado o storytelling como narrativa principal para o vídeo institucional.
Agora que você já tem uma ideia do que se trata o storytelling, que tal entender mais afundo como ele pode ser benéfico para a sua marca? Então venha com a gente e descubra alguns detalhes fundamentais para fazer da sua história inesquecível.
CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA STORYTELLING
Como falado acima, é imprescindível que você saiba como construir a sua narrativa. É ela que irá envolver o seu público em uma jornada. Mas como? Através desses quesitos:
- Visual;
- Diálogos reais;
- Personagem que se identifique com o público alvo;
- Emoções.
Seguindo esses tópicos sua narrativa storytelling terá um ponto comum de identificação com o seu consumidor. É esse gatilho emocional que influenciará na decisão das pessoas.
Não esqueça de pensar como seu público, na experiência dele e no que ele irá se equiparar. Assim, o telespectador se colocará no lugar do personagem da narrativa, fazendo com que haja uma identificação e uma relação afetiva.
VANTAGENS PARA A SUA MARCA
Por ter uma narrativa mais emocional, o storytelling apresenta o seu produto ou sua marca de uma forma mais sutil para o consumidor. Através desse contato, cria-se um vinculo maior entre cliente e empresa, responsável por gerar um engajamento orgânico.
Ao se identificar com a sua empresa, este consumidor passa a ser um divulgador espontâneo da sua marca. Podemos dizer assim, que a narrativa storytelling é uma poderosa ferramenta de persuasão. Além de formar influenciadores da sua marca, ela coloca a sua empresa como referência no mercado.
Existem três etapas que o seu público passa para que a sua narrativa storytelling seja bem sucedida:
Identificação:
Ao se identificar com a narrativa storytelling da sua marca, o seu ouvinte transformará essa história em uma ideia ou parte de sua experiência pessoal. Isso acontece através do processo de assimilação e identificação.
Assimilação:
Como a ferramenta principal da narrativa storytelling é o viés emocional háuma maior assimilação da mensagem. Isso porque, eventos que mexem com sentimentos das pessoas são mais facilmente memorizados.
Experiência:
Além de participar de uma experiência ao assistir ao seu vídeo, o seu público, ao seu identificar com sua história irá compartilhar e comentar sobre. É esse fenômeno que é conhecido como engajamento orgânico.
Isso é um pouquinho do que o storytelling tem a oferecer a sua marca. Gostou? Então não deixe de seguir o nosso blog. Outras novidades estão por vir.